Home
Serra Potiguar
Portalegre

Portalegre

Serra Potiguar

Localizado na região Serrana do Alto Oeste Potiguar, com altitude média de 650 metros acima do nível do mar, o município de Portalegre apresenta um clima ameno que tem atraído turistas para a cidade.

Distante 365 km de Natal, Portalegre há três anos começou a despertar para o turismo com a chegada do primeiro hotel, o Portal da Serra, do grupo Sabino Palace, uma rede de hotéis potiguar que tem unidades em Mossoró, Apodi, Areia Branca e Martins.

Portalegre e Martins são duas cidades que ficam na região das Serras Potiguares, no Alto Oeste, e que estão para o Rio Grande do Norte assim como Canela e Gramado nas Serras Gaúchas estão para o Rio Grande do Sul como seus principais destinos turísticos de turismo de clima serrano.

Martins é uma espécie de Gramado, enquanto Portalegre seria Canela. Assim como no Rio Grande do Sul, onde as duas cidades gaúchas são vizinhas, aqui no Rio Grande do Norte Martins e Portalegre são municípios vizinhos.

A distância entre as duas sedes é de 40 km por rodovia asfaltada no vale, mas em estrada carroçável pela serra são apenas 20 km.

Com o incremento do turismo na região, a tendência é o governo do Estado construir uma rodovia asfaltada pela mesmo trajeto onde hoje só circulam animais e pessoas adeptas de caminhadas por trilhas.

Com temperaturas variando entre 13 e 18 graus Celsius nos meses de junho, julho e agosto, Portalegre vem investindo no turismo.

Com recursos do ministério de Turismo, a cidade construiu o mirante Boa Vista e a Fonte da Bica, com bar e restaurante.

Os fundadores de Portalegre foram os portugueses, que em 1761 chegaram ao alto da serra e criaram o primeiro núcleo habitacional. A vila recebe o nome de Portalegre em homenagem ao vilarejo homônimo da região de Alentejo, em Portugal.

Com cerca de 7 mil habitantes, a cidade está despertando para o ecoturismo, sendo seus atrativos naturais as trilhas, cachoeiras do Pinga e da Chã de Vila, sítios arqueológicos, Pedra do Letreiro e a formação rochosa conhecida por Torres.

Na região central da cidade, o mirante Boa Vista e Fonte da Bica são atrações que atraem principalmente turistas potiguares, cearenses e paraibanos.

Na fonte da Bica, os moradores tomam banho com água cristalina de nascentes do alto da serra.

Nos meses de julho e agosto, o hotel Portal da Serra realiza festivais de fondue para seus hóspedes, promovendo pacotes de hospedagem nos fins de semana.


Onde ficar?


Como Chegar?







Publicidade

Publicidade