A Oktoberfest Natal atraiu muita gente, natalenses e turistas, para a Cervejaria Devassa, em Ponta Negra, neste sábado, 17, onde cerveja, chope, comida e música foram os ingredientes desta festa genuína alemã.
A festa começou às 17 horas e só terminou depois da meia noite, com cerveja e chop em abundância para quem aguentou a maratona de mais de sete horas de bebida e múcia com as bandas Boca de Sino, MobyDick e Sfinge.
Esta foi a quarta edição da Oktoberfest Natal, que começou em 2010 e no ano passado não foi realizada.
Além de natalenses, muitos turistas de passagem pela cidade foram beber e se divertir nesta versão potiguar da Oktoberfest, que no Brasil tem Blumenau, SC, como a maior festa fora da Alemanha.
A organização da festa alemã foi da empresa For Friends, com apoio da ACervA, a Associação dos Cervejeiros Artesanais do Rio Grande do Norte.
A quarta edição do evento teve Open Bar de Cervejas Especiais. Ao todo, foram em torno de 15 tipos diferentes de cervejas. O chope artesanal da Cervejaria Devassa foi em cinco estilos: Loira, Ruiva, Negra, Índia e Sarará. Mas também foram servidas as Cervejas Devassa Loira, Ruiva, Negra e a Devassa By Playboy.
Além da variedade de cervejas, a Oktoberfest Natal também teve um variado buffet alemão com as tradicionais comidas, como a Hausmacher Bratwurst (linguiça caseira comum e defumada), Paprika Bratwurst (linguiça picante), Nürnberger Bratwurst (linguiça de receita da cidade de Nürnberg, Bavária) e os famosos salsichões, Bockwürstchen (Salsicha grossa defumada), Schinkenwurst (salsicha vermelha), Eisbein (joelho de porco), Sauerkraut (Chucrute).
O buffet às 22h30min já não tinha mais comida. O pessoal comeu com vontade, assim como bebeu muito. Muitos foliões por volta das 22 horas já demonstravam que a festa tinha sido boa.
No concurso das mulheres que bebiam mais cerveja, as candidatas viraram seus copos empurrados pelos gritos dos amigos. Carol foi a vencedora, entornando todo o copo de mais de 800 ml do líquido precioso.
Para quem não sabe, a Oktoberfest, a festa de outubro, teve origem na Alemanha, em 1810, e no Brasil surgiu nos anos 80, em Blumenau, depois de uma tragédia climática, em 1994.
A primeira Oktoberfest realizada em 1810 foi para celebrar o casamento do Rei Luis I (que veio a se tornar Rei da Baviera), com a Princesa Tereza da Saxônia. Para festejar o matrimonio, foi realizada uma corrida de cavalos. Com o tamanho sucesso, passou a ser realizada todos os anos, ganhando dimensão em 1840, com a chegada do primeiro trem a Munique, transportando visitantes para a festa.
A cerveja era proibida nos primeiros anos e foi liberada apenas em 1918, tornando-se marca oficial do evento.
A Oktoberfest de Munique recebe anualmente um público de quase 10 milhões de pessoas, que consomem mais de sete milhões de litros de cervejas.
A festa de Blumenau também mostra as tradições germânicas na cultura e gastronomia local, atraindo cerca de 700 mil pessoas para o evento, que este ano acontece no período de 7 a 25 de outubro.
A temporada de Verão 2024/2025 em Natal vai começar a partir do próximo dia 21 de dezembro e vai faltar buggy na cidade, mesmo com um aumento de 46%
O Carnaval em Natal começa nesta quinta-feira no Polo Petrópolis
As tarifas dos táxis e dos aplicativos que operam no Aeroporto Internacional de Natal baixaram de preços nesta alta temporada 2020.
Ivete Sangalo é a atração desse domingo no Carnatal 2023