O mar está para peixe na costa de Natal, mais exatamente na plataforma continental, a 12 milhas de distância da capital do Rio Grande do Norte. Para quem gosta de pescar, a pesca Oceânica já se tornou um grande atrativo.
São pescadores profissionais ou mesmo iniciantes que estáo vindo para Natal para realizar pesca em alto mar, a 1 hora de viagem de barco.
A empresa Pesca Natal realiza o passeio para pesca oceânica para grupos exclusivos com cinco pessoas
Em curto tempo de navegação, os pescadores já alcançam os pontos de pesca. No Sudeste e Sul, são mais de 4 horas de viagem para se chegar aos pesqueiros.
A revista Pesca & Companhia, edição de maio de 2007, fez uma reportagem especial sobre Natal, apontando sua costa como um novo paraíso para a pesca. Segundo o texto da revista, a geografia da costa do Rio Grande do Norte é propicia para diversas modalidades de pesca.
“A plataforma continental, habitat de grandes predadores, fica a cerca de 12 milhas da costa, e em pouco tempo de navegação encontrei profundidades superiores a 100 metros”, escreveu Marcelo Claro, diretor da revista. “No meio do caminho, alguns cabeços podem ser explorados, tanto no corrico como na pesca de arremesso”, explicou Claro.
A empresa Pesca Natal está operando saídas para pesca ocêanica com duas lanchas (uma MD 38 e outra Mares 30). A saída é do Iate Clube de Natal por volta das 8 horas da manhã e retorna no final da tarde, às 17 horas.
O dono da Pesca Natal é Alcimar Pezolito, o Alemão, que começou a operar a pesca oceânica em 2000, principalmente atendendo turistas estrangeiros que chegam a Natal para passar férias. Ele foi um dos sócios da Miss Mares Pesca Oceânica, que foi extinta, surgindo agora a Pesca Natal.
“Temos famílias inteiras de europeus praticando a pesca oceânica. O pai traz a mulher e os filhos. São mulheres, crianças e adolescentes que estão descobrindo o prazer da pesca”, afirma Alemão.
Ele acrescenta que, além da pescaria, o passeio de barco é muito agradável. “No percurso pode se ver baleias Jubarte e Ming, dependendo da época da pescaria, bem como golfinhos e arraias”, disse.
Além de turistas estrangeiros, a Pesca Natal atende os brasileiros adeptos da pesca Oceânica, principalmente das regiões Sudeste e Sul.
Os pontos de pesca estão a cerca de 12 a 15 milhas da costa e as lanchas fazem o percurso em aproximadamente 50 minutos. Elas são equipadas com sondas, GPS, rádio VHF, salvatagem completa com coletes, fogos, bóias circulares e balsa rígida. A tripulação de cada lancha é formada por três pessoas (o capitão e dois marinheiros).
Para pesca, além das varas e carretilhas Penn, a empresa natalense fornece iscas artificiais e naturais. Já os pescadores têm à sua disposição lanches, bebidas (cerveja, refrigerante e água) e frutas (abacaxi e melão) na embarcação.
Segundo Alemão, os peixes mais capturados são Cavala-wahoo, Dourado, Albacora, Bonito, Sailfish, também conhecido por Agulhão e Barracudas, entre outros peixes. “A maioria dos pescadores captura o peixe, pousa para foto ao lado dele e depois o devolve ao mar”, explica Pezolito.
Em média, os peixes capturados na pesca oceânica pesam entre 10 a 30 kg, mas também existem os maiores, como Sailfish, que pode chegar a dois metros de comprimento e pesar mais de 40 kg. Para realizar a pesca oceânica, levando até 4 pescadores, a Miss Mares cobra R$ 1.950,00 para um período de 9 horas.
Os pontos de pescas visitados são Fragoso, Canto Fundo, Três Bicos e Pernada, que ficam entre 12 e 15 milhas da costa natalense.
PESCA NATAL
A empresa Pesca Natal oferece vários tipos de passeios para pesca em alto mar para grupos exclusivos de cinco pessoas.
O valor do passeio para pesca fica em torno de R$ 1.800,00 para cinco pessoas, incluindo
todo o material de pesca,, além de bebidas (água, refrigerante e cerveja), sanduíches e frutas.
Pesca de Corrico Costeira
Saída: 8:00h
Retorno: 14:00h
Nesta modalidade fornecemos o material de pesca (varas, carretilhas, iscas artificiais e naturais)
Pesca de Corrico Oceânico
Saída: 8:00h
Retorno: 17:00h
Nesta modalidade fornecemos o material de pesca (varas, carretilhas, iscas artificiais e naturais)
Pesca de Vertical
Saída: 6:00h
Retorno: 17:00h
Nesta modalidade não fornecemos o material de pesca, o pescador deve trazer seu equipamento (carretilha elétrica e jigs).
A empresa oferece a opção de locação de carretilha elétrica (Daiwa mega twin 750).
Informações Importantes:
Embarque e desembarque no Iate Clube de Natal
Reservas serão efetuadas mediante depósito de 50% do valor da diária
A empresa vende apenas a diária da embarcação.
Tripulação da embarcação composta por Capitão e Marinheiro para auxiliar na pesca.
Serviço
Pesca Oceânica
Pesca Natal - Pesca Oceânica
(84) 9916-4051 (Alemão)
(11) 7742-1246
www.pescanatal.com.br