Festa do Guia de Turismo será no Chaplin, dia 17, segunda

13/05/2010 20h13min


Os guias de Turismo do Rio Grande do Norte estão comemorando com festa, almoço e jantar a passagem do Dia do Guia de Turismo.

A data oficial foi na segunda-feira, dia 10 de maio, mas na última quarta-feira, os guias se reuniram no restaurante Bella Natal, no Shopping Cidade Jardim, para um almoço de confraternização.

No próximo dia 17 de maio, segunda-feira, acontece a Festa do Guia, no Chaplin, na praia dos Artistas, a partir das 21h30min, com banda de música ao vivo e DJs.

Na quinta-feira, dia 20, tem um jantar para os guias, a partir das 20h00, no restaurante Camarão de Nísia Floresta, em Ponta Negra, oferecido pelo proprietário, Fábio Mazullo.

O presidente do SINGTUR-RN (Sindicato dos Guias de Turismo do Rio Grande do Norte), Jarbas Tinôco Júnior, disse que na terça-feira, dia 18, os guias também participaram de uma passeata contra o Turismo Sexual e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, marcada para sair do Praia Shopping, em Ponta Negra. A passeata começa às 14 horas, com o percurso indo até o Morro do Careca.

Segundo Jarbas, os eventos para os guias estão sendo feitos em parcerias com os estabelecimentos, que estão colaborando oferecendo seus espaços e mais os almoços e jantares.

A atual diretoria do sindicato é composta ainda pelo vice-presidente, Ricardo Farias, diretora de Comunicação, Rossana Bochnakian, e secretário Geral e Tesoureiro, Paulo César.

Atualmente, estima o sindicato, existem em Natal e em todo o Estado cerca de 2.000 a 3.000 guias, porém, sindicalizados, são em torno de 300 profissionais.

A diretoria do SINGTUR-RN informa que no momento a prioridade do sindicato é a capacitação da categoria e também cuidar da saúde física e mental, diante da carga horária excessiva que são submetidos os guias que trabalham nas agências de receptivos.

O presidente do sindicato também informa que uma das lutas da categoria é com relação a cobrança do ISS (Imposto sobre Serviços) pelas prefeituras, mas em especial a de Natal.

“Estamos reivindicando a isenção desse imposto, bem como a anistia para os guias que estão em débitos”, diz Jarbas.

Outra demanda dos guias é com relação ao acordo comercial de trabalho e tarifarias que o sindicato encaminhou para o sindicato das agências de receptivos e viagens. “A nossa proposta já foi encaminhado ao empresariado e agora estamos aguardando resposta para iniciarmos as negociações”, explica o presidente do SINGTUR-RN

No Rio Grande do Norte, as agências de receptivos Potiguar Turismo e Luck, que atendem a operadora CVC, além de Wheltur, Marazul, Matur e Natal Vans, contam com guias de turismo em seus passeios.

Formação do Guia de Turismo

Hoje, o guia de turismo é um especialista em relações públicas, alguém com facilidade para aprender línguas, boa cultura em geral, bons conhecimentos do local onde vive e os que visita, com capacidade de decisão e liderança, criativo, paciente, simpático, social entre uma infinidade de outras qualidades, congênitas e adquiridas.

A formação de um guia de turismo consiste em

1. Interpretar os ambientes visitados;

2. Orientar e sensibilizar os turistas para a importância da conservação do meio ambiente;

3. Conduzir grupos de turistas com segurança;

4. Estar apto para contribuir em ações de monitoramento dos impactos gerados pela visitação pública;

5. Resgatar a abordagem transdisciplinar dentro do espaço das Instituições de Ensino.

6. Trabalhar a observação e a sensibilização como forma de produção do conhecimento.

Atribuições do Guia de Turismo

Acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais ou especializadas dentro do território nacional;

Acompanhar ao exterior pessoas ou grupos organizados no Brasil; promover e orientar despachos e liberação de passageiros e respectivas bagagens em terminais de embarques e desembarques aéreos, marítimos, fluviais, rodoviários e ferroviários; ter acesso a todos os veículos de transporte, durante o embarque ou desembarque, para orientar as pessoas ou grupos sob sua responsabilidade, observadas as normas específicas do respectivo terminal.

Ter acesso gratuito a museus, galerias de arte, exposições, feiras, bibliotecas e pontos de interesse turístico, quando estiver conduzindo ou não pessoas ou grupos, observadas as normas de cada estabelecimento, desde que devidamente credenciado como Guia de Turismo;

A única profissão na área do Turismo regulamentada por lei é a do Guia de Turismo (Lei nº 8623/93). Ou seja, as pessoas que têm interesse em trabalhar como guia devem procurar cursos, em instituições de ensino, devidamente regulamentados pelo Ministério do Turismo.

Modalidades de guias de Turismo

Guia de Turismo Regional

É aquele que recebe o turista, providencia o seu transporte para o hotel e o acompanha em visitas a locais de interesse histórico ou geral de uma cidade, fornecendo a eles informações e explicações durante o trajeto e prestando assistência quando for solicitada.

Além disso, para proporcionar bem-estar aos turistas, dá indicações de locais para refeições, compras, entretenimento, restaurantes, hotéis etc. Nesta modalidade de guia, é possível atuar não só em pontos históricos e geográficos da localidade, mas também em visitas a galerias de arte, museus, feiras, eventos etc.

Guia de Turismo de Excursão Nacional / Internacional

Viaja com turistas para destinos do Brasil e da América do Sul, seguindo um itinerário definido. Nesta modalidade, o guia também oferece informações históricas e culturais sobre os locais visitados e toma providências quanto a acomodações, refeições e outros serviços. Também pode orientar os turistas que desejam fazer passeios por conta própria, sugerindo programas ou locais que atendam às preferências de cada um.

Guia de Excursão Especializado em Atrativos Naturais

Uma das atividades turísticas que mais crescem em todo o mundo, o ecoturismo vem atraindo muitos interessados em atuar na área. As responsabilidades são as mesmas dos Guias anteriores, porém os locais de visitação são diferentes.

São feitos passeios e trilhas em locais com atrativos naturais e realizadas atividades em total contato com a natureza. Esse tipo de curso também é reconhecido pelo Ministério do Turismo e os profissionais que desejam trabalhar nesse ramo devem ser cadastrados na entidade.

Fonte: www.naturaterra.com.br