Início Novidades

Semana de Lisboa em Natal


Depois da Semana de Natal em Lisboa, realizada no período de 24 a 30 de junho na capital portuguesa, agora chegou a vez dos portugueses realizarem na capital potiguar a Semana de Lisboa em Natal, que começou nesta quinta-feira, dia 16 julho, e vai até terça-feira, dia 21.

A comitiva portuguesa começou a chegar a Natal na quarta-feira. Na quinta-feira, às 20 horas, estava marcada a chegada do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Luís Santos da Costa, que no Brasil equivale ao prefeito da cidade.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Natal, Costa chefia a comitiva portuguesa composta por cerca de 20 pessoas, entre empresários, executivos, artistas e convidados.

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, nesta sexta-feira, dia 17, às 10 horas, vai homenagear o presidente da Câmara Municipal de Lisboa com a medalha do Mérito Felipe Camarão, numa retribuição a Medalha Municipal Grau Ouro, que foi entregue a ela durante a Semana de Natal em Lisboa.

O prefeito de Lisboa, que chefia uma delegação de empresários de vários segmentos produtivos, também será homenageado na Câmara de Vereadores de Natal, onde às 12 horas vai receber a Medalha Padre Miguelinho e o título de Cidadão Natalense.
No período da tarde, a comitiva de Lisboa será recebida pela governadora Wilma de Faria.

Nesta quinta-feira, em almoço com a imprensa, o secretário Municipal de Turismo, Francisco Soares Júnior, apresentou um resumo do que foi a I Semana de Natal em Lisboa e detalhou a programação da I Semana de Lisboa em Natal.

Uma parte da comitiva de Lisboa que já está em Natal desde quarta-feira realizou uma visita técnica a pontos de atrações turísticas e econômicas da cidade nesta quinta-feira.

Como aconteceu em Lisboa, a Semana de Lisboa em Natal tem rodadas de negócios entre empresários lisboetas e natalenses, visita a escola, intercâmbio de potencialidades entre as duas cidades, além de shows com artistas portugueses.

No hotel Serhs, na Via Costeira, no sábado e segunda-feira, acontecem rodadas de negócios reunindo empresários de Lisboa e Natal nas áreas de energia alternativa, construção civil, telecomunicações e turismo.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, entre as empresas que confirmaram presença em Natal, está a Somague, especializada em grandes construções, que construiu o estádio do Benfica. O executivo Gonçalo Abreu vai representar a empresa.

Na segunda-feira, no auditório do TRE-RN, no Tirol, tem intercâmbio jurídico luso-brasileiro, com palestras de juristas e magistrados portugueses.

Para o secretário de Turismo de Natal, a Semana de Natal em Lisboa e agora a Semana de Lisboa em Natal são eventos de suma importância para as duas cidades, que assim podem realizar um intercâmbio nas áreas do turismo, indústria e comércio.

O secretário de Turismo mostrou um vídeo da participação de Natal em Lisboa, com vários eventos sendo realizados na capital portuguesa para divulgar a cidade como destino turístico. O video também mostra a prefeita Micarla de Sousa visitando estádio do Benfica, sendo recebida pelas autoridades e empresários de Lisboa, além de sua participação em eventos de divulgação do destino Natal no shopping Colombo, ao lada miss Rio Grande do Norte, Larissa Costa.

Segundo Soares Júnior, eventos como esses sempre traduzem em bons negócios para ambos os lados. Ele exemplificou, contando que só no estande que Natal montou no Shopping Colombo, o maior de Lisboa, duas operadoras portuguesas venderam cerca de 100 pacotes turísticos.

Além de Lisboa, o secretário de Turismo disse que Natal pretende realizar evento semelhante em outras capitais européias com o objetivo de mostrar os potenciais turísticos e de negócios da capital potiguar. Segundo ele, o ministério de Turismo já se manifestou interessado em participar desse tipo de evento, destinando recursos.

O empresário Silvio Bezerra, da Ecocil, a maior construtora de Natal, disse que a prefeitura poderia incluir outras cidades como Madrid e Londres para realizar eventos semelhante ao realizado em Lisboa.

Ao lado dos secretários de turismo de Natal e do Estado, o empresário, que também esteve em Lisboa, enfatizou a importância desse tipo de evento para conhecer novas oportunidades de negócios.

Para realizar a Semana de Natal em Lisboa, a prefeitura de Natal investiu cerca de R$ 300 mil, através de convênio com a ABIH-RN (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira). A comitiva de Natal em Lisboa foi de cerca de 50 pessoas, sendo que a prefeitura levou cerca de 35 pessoas, entre servidores, vereadores e convidados que tiveram suas despesas bancadas pela municipalidade.

No almoço com a imprensa, além do secretário de Turismo de Natal, participaram o presidente da ABIH, Enrico Ferme, o secretário Estadual de Turismo, Fernando Fernandes, o empresário Sílvio Bezerra e diretor de marketing da Empresa Potiguar de Promoção Turística do Estado do RN (Emprotur),  Welligton Paim.

* Quinta-feira, dia 16

* 14h – Visitas técnicas a pontos de atração turísticas e econômicas da cidade
* 20h - Chegada do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e assessores diretos

* Sexta-feira, dia 17

* 10h – Solenidade de entrega da Medalha da Ordem do Mérito Felipe Camarão ao Pres. da Câmara Municipal de Lisboa
Local: Salão Nobre da Prefeitura de Natal
* 11h – Coletiva de imprensa sobre a Semana de Lisboa em Natal
Local: Salão Nobre da Prefeitura de Natal
* 12h – Sessão solene na Câmara Municipal de Natal e entrega do título de Cidadão Natalense e da Medalha Padre Miguelinho a António Costa
* 15h30 – Audiência com a Governadora Wilma de Faria
Local: Governadoria
* 16h30 – Visita à Escola Municipal Vera Lúcia, Parque das Dunas I
* 18h – Inauguração do Mirante da Gente – Praia da Redinha
* 20h - Show com Valéria Oliveira - Hotel Sehrs

* Sábado, dia 18

* 10h – Interecâmbio de Potencialidades de Lisboa e Natal – Hotel Sehres
* 11h – Visita a Casa de Passagem de Capim Macio
* 19h - Show musical de artistas portugueses - Centro de Convenções

* Segunda-feira, dia 20

* 9h - Abertura de intecâmbio jurídico luso-brasileiro - auditório do TRE - Tirol
* 10h – Rodada de negócios – Hotel Sehrs
* 16h – Visitas técnicas a empresas potiguares

* Terça-feira, dia 21

* 10h - Visitas técnicas a pontos de urbanização de Natal (Passo da Pátria e Ribeira)
* 20h - Cerimônia de encerramento



Fotos



PUBLICIDADE







Natalonline - Todos os direitos reservados.